sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Com segurança, mas sem segurança?!

Há mais de 2 meses sem viatura da Polícia Civil, só contamos com a viatura da Policia Militar. Apesar de um efetivo pequeno ela faz nossa segurança, levando em consideração os altos índices de criminalidade no nosso Estado e o elevado crescimento populacional na zona urbana das cidade que trás junto com esse crescimento os problemas sociais, que na maioria das vezes é causados pelo abandono do poder público. Esse efetivo deveria ser bem maior, mas...
Quem nasceu aqui em Joaquim Gomes sabe que a quantidade de policiais que atendem ao nosso Município é a mesma a muito tempo, a cidade cresce sem controle para zona urbana como uma “zona” no pior sentido que a palavra pode ter. Drogas, assaltos e assassinatos em plena luz do dia como se fossem a coisa mais normal do mundo, são as desgraças “naturais”  do progresso de cidades sem controle urbano e falta de segurança.
O poder público até tenta, mas apesar de nossa cidade viver hoje como se fosse um big brother, as câmeras de segurança instaladas em Joaquim Gomes, ao que tudo indica funcionam mas não tem nenhum tipo de controle ou manutenção para seu perfeito funcionamento. Dias atrás, uma delas foi virada para um terreno baldio para vigiar grilos e sapos e até dias depois ainda continuava do mesmo jeito. Nas escolas do município também foram instaladas essas benditas câmeras, mas parece que ainda não estão funcionando, pois segundo informações, tivemos até algumas já furtadas de dentro de uma escola. Isso é dinheiro público investido e precisa de mais cuidado. 
Num passado um pouco menos recente, sofremos um assalto naqueles caixas da prefeitura, eles que eram a saída para muitos moradores de nossa cidade. 
Descobriram com aquele assalto, que a câmera que poderia vigiar aquela unidade, estava quebrada, e mesmo que estivesse funcionando, talvez nem tivesse nem vigilante naquele horário? O centro de monitoramento dessas câmeras funciona dentro da Delegacia de Policia Civil, mas na minha opinião, acho que não deveria ficar alí, já que a nossa polícia já tem muito a fazer por tão pouco que recebem. Se o computador central fica na delegacia, será que eles recebem por esse serviço?
É preciso investir em segurança em nossa cidade, mas é preciso que se tenha controle sobre esse investimento sem dar mais um trabalho aqueles que já desempenham suas atividades com muita dificuldade. 
Por que não criar um centro de monitoramento e manutenção dessas câmeras, interligado com as polícias e facilitando os serviços das mesmas? Se contrata tanto no nosso município sem necessidade, por que não contratar e treinar pessoas que fiquem responsáveis por essa arma boa para auxílio às polícias?
Esses investimentos não podem ser meros montantes de dinheiro jogado de maneira errada para a sociedade e por mais que não queira, tudo envolve a nossa política. Aquelas propagandas e promessas de pessoas que nascem em nossa terra, conhecem nossos problemas, mas têm o dinheiro para se protegerem em seus carros, mansões cercadas de segurança, alarmes e outros meios de proteção que o dinheiro pode comprar se transformas em palavras jogadas ao ar.O dinheiro que na verdade sai dos nossos bolsos em forma de impostos e se transforma em serviços oferecidos a nós cidadãos, também se transformam em regalias financeiras para nossos representantes e que na verdade não deveriam funcionar só para eles.
Quanto mais tempo passo nesse lugar, acho que não tem mais jeito, não por culpa de A ou de B, mas pelo poder que nós temos e não sabemos usar. O nosso voto que deveria ser uma arma de revolta e transformação de uma sociedade, transforma-se em mercadoria barata nas mãos de políticos corruptos que só querem luxo e propriedades que no futuro levarão no seu caixão quando morrerem. 
Onde vamos parar?


Em dezembro a gente descobre!

Continua...


Erinaldo Calado

Veja Mais em: http://www.erinaldocalado.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário