Garotos alagoanos são campeões em torneio nacional de futebol
11:52 - 28/11/2011Da Redação
Depois de nomes como Marta, Dida e Pepe, Alagoas continua sendo solo fértil para o surgimento de novos talentos. Prova disso são os garotos do Dias de Craque, time de Joaquim Gomes campeão da I Copa Coca-Cola de Futebol Infantil. O troféu foi conquistado neste domingo (27), após a final no Rio de Janeiro, com a participação de estrelas como Zico e Ronaldinho Gaúcho.
Ao todo, 32 equipes competiram no sub-15 masculino, categoria na qual os alagoanos foram sagrados vitoriosos. Além da capital carioca, onde foram realizadas as quartas, seminais e finais, os jogos também foram disputados em São Paulo, quando 16 clubes foram eliminadas. Com nove jogos, o Dias de Craque saiu invicto da competição, acumulando oito vitórias e um empate.
Segundo o treinador do grupo, Marcelo Dias, o resultado foi consequência do trabalho desenvolvido com os meninos. “Esse já é um trabalho de seis anos. Temos uma base, um alicerce de bons jogadores. Não foi uma preparação do dia para a noite, mas, ainda assim, foi difícil. Todos sabem que não é fácil sair daqui e disputar com times que têm mais condições”, disse ele.
Emocionado com a conquista, o técnico ressalta a importância do campeonato para a trupe treinada na escolinha de Joaquim Gomes. “Esses meninos ficaram em hotel cinco estrelas, foram abraçados pelo Zico, ganharam autógrafo da Marta e do Ronaldinho Gaúcho. Esses momentos foram únicos. A vida deles já mudou, mesmo a dos que não vão seguir carreira”, destacou Marcelo.
Maior torneio de futebol para adolescentes do País, a I Copa Coca-Cola começou ainda em agosto, em pré-seletivas locais. Para chegar à fase nacional, o Dias de Craque concorreu outros 45 clubes alagoanos – entre eles, CRB, Corinthians e Villa Real. Cada Estado levou uma equipe à competição, que ainda contou com outros cinco convidados.
De acordo com o coordenador de Marketing da Coca-Cola de Alagoas, Diego Maia, essa é a primeira vez que o campeonato engloba todo o Brasil – formato que deve continuar. “No ano passado, ele foi disputado só por São Paulo, mas a ideia do projeto é seguir até a Copa do Mundo de 2014, da qual a empresa é patrocinadora, promovendo o futebol brasileiro”, ressaltou.
A copa, dividida nas categorias masculina e feminina, contou com mais de 10 mil atletas de idade entre 13 e 15 anos, distribuídos em 564 equipes. A iniciativa, no entanto, vai além do aspecto esportivo, tendo como objetivo ainda a celebração das famílias e da vida saudável na comunidade. Para participar, também é obrigatório que os jovens estejam matriculados na escola.
Dias de Craque
Criada há seis anos, a escolinha Dias de Craque funciona em Joaquim Gomes e, atualmente, conta com cerca de 200 alunos. A iniciativa não tem patrocinadores e é sustentada pelos pais dos atletas, que pagam mensalidade, e pelo próprio técnico Marcelo Dias, que também é ex-jogador de futebol – tendo passagens por grandes times de Pernambuco e Ceará.
“A prefeitura nos dá o campinho e o transporte. Os pais também ajudam pagando mensalidade. Fora isso, ainda temos a parte social. Mas, como não temos patrocínio, quando chegam os meninos carentes eu mesmo pago, tiro do meu bolso, já que muitos deles não têm nem comida em casa. O problema é que eu também sobrevivo desse dinheiro”, descreve ele.
Apesar das dificuldades, ele faz questão de ressaltar que o sacrifício vale a pena – e que sabe bem da capacidade dos pupilos. “Para mim não foi surpresa nenhuma. Saímos de uma cidade pobre, de um Estado pequeno, mas nosso trabalho é antigo e nossos meninos têm talento”, diz, confiante, Marcelo, que levou a São Paulo 18 ateltas e quatro pessoas da comissão técnica.
O talento realmente é comprovado. Dos alunos comandados pelo técnico, três já foram contratados pelo Bahia e disputam, agora, o Campeonato Brasileiro da Série A. Mais três já estão cotados por outras equipes e devem sair do Dias de Craque em breve. “Esperamos que esse troféu traga ainda mais bons frutos para esses meninos”, completa o treinador.
Saiba mais: Tudo na Hora link original