terça-feira, 12 de novembro de 2013

As Sanguessugas e as Rêmoras da Política – Os Racionais e os Irracionais se Confundem

O que uma sanguessuga tem em comum com alguns homens?
Será que temos criaturas parecidas com elas na sociedade?
As sanguessugas ou popularmente conhecidas como chamichungas, embora predadoras e carnívoras e não hematófagas em sua grande maioria, possuem ventosas para sua fixação. Na política existem algumas espécies de sanguessugas.
Popularmente falando, o bichinho citado agarra na vitima e suga seu sangue. Na política também! Sabe aqueles homens que grudam nos seus patrões ao ponto de incomodar? Esses não dão folga nem na hora de dormir. Eles são segurança, assessor, serviço gerais, cozinheiro, porta voz, motorista e, isso tudo ao mesmo tempo. Um verdadeiro exemplo de alguém que está ao lado do seu patrão para servir, com um único interesse, é claro, ser subserviente e sugar até não ter mais nada. Quando o poder e o dinheiro acabam essas “amizades” passageiras somem e vão habitar em outros territórios mais suculentos e recheados.
Não tem nada de engraçado. É vergonhoso como homens se comportam dessa forma. Tem alguns que até se especializam assumindo o lugar desses representantes, tentando encobrir problemas ou se dizendo solução para a população, perseguindo e levando os comentários que são de interesse do seu chefe podendo ser a mando do superior ou não. Ele quer mostrar eficiência a todo custo.
Carregar a mala também é uma característica desses homens e, nada mais justo que eles possam carregar esse objeto tão semelhante a eles mesmos.
Essas criaturas podiam ser comparadas também aos peixes Rêmoras, peixinho esperto que possui uma ventosa em suas costas e grudam embaixo do tubarão para se aproveitar dos restos que o grande carnívoro deixa escapar de sua boca.
Desempenham um belo trabalho na natureza esses bichinhos. Na política eles desenvolvem um papel preponderante no desenvolvimento de uma sociedade melhor.
E assim que importância tem uma criatura dessas (Chamichungas e/ou Rêmoras)?
Na medicina tradicional as Chamichungas já foram até utilizadas, curiosidade da espécie, é que ela pode se alimentar de uma quantidade 500 vezes maior que seu volume.
Se alguns homens forem tão semelhantes a essa espécie, imagina o que eles podem “churchar” a sua maneira.
Na natureza e na sociedade essas criaturas podem trazer benefícios ou malefícios, mas não passarão de Parasitas.


Erinaldo Calado da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário